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Curso Roteiro para Games


com
Thiago Baptista
Datas
23/05 (terça) 25/05(quinta) 30/05 (terça) 01/06 (quinta)
06/06 (terça) 08/06 (quinta) 13/06(terça) 15/06(quinta)
Carga Horária
16 horas - aula ( 8 aulas)
Horário
Terças e Quintas
20h às 22h
Professor
Thiago Baptista

Aulas via Plataforma
Zoom

Comunicação via

Materiais de apoio via
Google Drive
Investimento
12 x
36
, 20
R$
à vista R$ 350,00
Forma de Pagamento

290 – PagSeguro Internet S.A.
Agência 0001 / Conta 16120522-4
Pedro Eduardo Pereira Salomão
CPF 281.364.918-01

Thiago Baptista
com
Roteiro de Games

Thiago Baptista é um fazedor de jogos e um contador de histórias.
É atualmente Diretor de Narrativa no projeto do jogo Deathbound, e foi Designer de Narrativa Assistente no jogo Sword Legacy: Omen, ganhador do prêmio de Melhor Narrativa na SBGames 2016.
É pós-graduado em Roteiro para Cinema, TV, Web e Multiplataformas pela Universidade Veiga de Almeida, estudou Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, e é graduado em Jogos Digitais pelo Instituto Infnet - onde também atua como professor universitário no mesmo curso em que se formou.
Objetivo
Apresentar, de forma prática, o ofício do Design de Narrativa e da escrita de roteiros para jogos digitais, qualificando os alunos a darem seus primeiros passos como profissionais de narrativa para jogos.
Ao final do curso, os alunos terão noção do processo de criação de narrativas para jogos digitais; saberão quais são as particularidades da criação de narrativa para jogos; entenderão o papel e as ferramentas do design de narrativa. E ainda terão criado seu próprio projeto de narrativa para um jogo.
Metodologia
As aulas serão online e ao vivo, ministradas pelo aplicativo Zoom, sendo guiadas por slides, com apresentação de vídeos e materiais complementares.
Às Terças, serão apresentadas as ferramentas teóricas referentes ao tema da semana. Às Quintas, os alunos colocarão em prática o que aprenderam através de exercícios baseados no dia-a-dia real de um estúdio de jogos.
Conteúdo
Aulas 1 e 2:
-
Introdução à narrativa em jogos
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O que significa "roteiro"? Existe "roteiro" para jogos?
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Roteiro de cinema x aventura de RPG
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Definição de narrativa; narrativa dramatúrgica; narrativa embutida x narrativa emergente
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Como as histórias emergem nos jogos
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Definições teóricas: definição de jogos, jogos de emergência, jogos de progressão, modelo MDA
Aulas 3 e 4:
-
Introdução ao Design de Narrativa: ofício, papéis e ferramentas
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Elementos de narrativa embutida: cenas de corte, diálogos, textos etc.
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Construção de mundos: mitopeia, geografia, política
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Personagens em jogos: avatares, NPCs, protagonista silencioso
-
Planejamento, documentação e projeto de narrativa em jogos
Aula 5 e 6:
-
Introdução à contação tradicional de histórias (storytelling)
-
Os três grandes gêneros: lírico, épico e dramático
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O conflito: ponto central do drama
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Conflito: protagonistas, antagonistas
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Estrutura: a tradição dos três atos
-
O personagem: as três dimensões segundo Lajos Egri
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Personagem e estrutura: os três tipos de arco, segundo K. M. Weiland
Aulas 7 e 8:
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Introdução às narrativas ramificadas: tipos, topologias
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Gradiente de interatividade nas narrativas
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Topologias de narrativas ramificadas
-
Introdução à ferramenta Twine: comandos, variáveis, condições
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Linguagem Harlowe: comandos, variáveis, condições
-
Criação de narrativas interativas simples com Twine
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Criação de aventuras com quebra-cabeça com Twine
Organizadores
Pedro Salomão
Coordenação Acadêmica
Pedro Salomão: + 55 (21) 98732-1964
pedrosalomao@tramab.com.br
